Fábula de Marketing


Em uma floresta não muito distante daqui, dois bichinhos montaram uma empresa para vender Sbrubles. O Macaquinho com toda a sua astúcia, sempre pronto pro que desse e viesse... O Preguiça, mesmo calmo, era sábio e ponderado... uma dupla que iria longe.

Os dois bichinhos resolveram montar uma empresa, iam vender Sbrubles. 

Escolheram a árvore mais alta da floresta, na montanha mais alta da região... uma vista linda, deslumbrante. Eles pensaram em "tudo", como a empresa era muito alta, eles contrataram 1 Tucano e 3 Castores que já viviam naquele tronco... Tuca, Tico, Teco e Toco... preparam um ambiente de trabalho lindo, com nozes liberadas o dia inteiro, sementes de todas as espécies e tudo mais que lhes conviesse.

Passaram-se 7 dias e a calma era maravilhosa, todos ficavam na varanda apreciando a bela vista... que brisa maravilhosa! 

Passaram-se 15 dias e a paz era inigualável... quando fechou o 1º mês eles começaram a estranhar que nenhum bichinho ia visitar a empresa atrás de Sbrubles. Começou a confusão, com um colocando a culpa no outro... Afinal, de quem seria a culpa?

- Será culpa do comercial? Esse castorzinho vive na represa tomando banho, enganador, faz de tudo, menos "venda"!

- Será culpa do administrativo? Êta Castor burocrático. Vive na internet... deve passar o dia no Orkut!

- Será culpa da produção? Cambada de imprestável... a gente dá um duro danado e eles acabam com o nosso negócio!!

- Vai ver a culpa é sua, Preguiça, se você trabalhasse pelo menos a metade do que eu trabalho, essa empresa seria um sucesso!

- Ou quem sabe sua, Macaquinho... você pula de galho em galho e só tem olhos para o que está distante... o nosso negócio mesmo, que está aqui - na nossa frente - você não enxerga.

Até que um Gavião que ia plainando bem próximo dali, ao ver a confusão, resolveu pousar e ver o que estava acontecendo.

- O que que tá havendo aqui pessoal, por que esta discução toda?

- O Macaquinho, sempre rápido e ágil, foi logo contando a estória toda: "somos uma empresa totalmente estruturada, com os melhores profissionais do mercado, sempre dando treinamento, condições de trabalho, bons salários e mesmo assim não conseguimos vender Sbrubles. Estamos discutindo o porquê dos bichinhos da floresta não comprarem os nossos produtos".

O Preguiça, com toda a sua sabedoria, deixou claro que para trabalhar ali, os bichinhos tinham passado por um rigoroso recrutamento e não entendia aonde estava o problema, afinal, o Sbrubles deles era o melhor da floresta e de toda a cercania.

O Gavião querendo entender melhor, chegando até mesmo a recear por sua dúvida, quis saber o que era Sbrubles.

- O Teco, que cuidava do administrativo se prontificou a responder: "Sbrubles é um pequeno potinho tetrapack que vem com leite fresco, ideal para filhotinhos. O melhor da região!!"

- Mas "Sbrubles"?? O que significa isso?? 

- Ah, divagou o Macaquinho, esse era o sobrenome da minha avó por parte de vizinho... quanta saudade dela.

- Mas como vocês querem que os bichinhos da floresta saibam que "Sbrubles" é um potinho de leite ideal para filhotes?

... Silêncio geral

- Uma outra dúvida, o que vocês têm feito para apresentar aos seus clientes este produto?

- Ora, explicou o Castorzinho comercial, nós chegamos na varandinha e "largamos" uns panfletos lá pra baixo...

- E quem recebe estes panfletos?

- Ora, sei lá... o que importa? Nós fazemos propaganda! Ou você acha que os impressos que fazemos são baratos?

- O Gavião se sentou em uma confortável folhinha e com bastante calma lhes explicou: "Pessoal, não basta ser a melhor equipe, não basta ter o melhor produto, como também não basta ter tais considerações baseadas apenas pelo que vocês acham... é preciso ir até aonde o bichinho que quer o seu potinho de leite está. 

- Como assim, indagou o Macaquinho?

- Primeiro lugar vamos falar do seu produto... como o seu público vai conseguir abrir um pote tetrapack para beber o leitinho? As patinhas não saberão abrir e acabarão por derrubar o líquido. Por que não usar um potinho protegido com um plástico de simples abertura? Para se rasgar com a própria unha?

- Todos começaram a prestar ainda mais atenção ao Gavião, afinal, ele estava falando coisas muito interessantes.

- Depois vamos pensar nesse nome. Gente, Se quer chamar de Sbrubles, o que eu acho muito complicado, precisamos informar automaticamente do que se trata. Quem sabe: "Sbrubles... um potinho de leite ideal para filhotes"?

- Nossa, ficou legal - disse o Preguiça mais acordado agora.

- E jogar panfletos pela varanda??!?!?! Isso nunca!! Vamos ao encontro do seu público. Vamos às maternidades apresentar às mamães esta idéia, vamos às cavernas dar amostras aos ursinhos, vamos à colina dar amostras ao leãozinho, ao tigrinho, vamos apresentar o produto nas escolas da floresta, vamos ligar para os bichinhos que tiveram filhotes neste ano, enfim... vamos levar o nosso produto aonde o nosso público está! Isso é muito mais barato do que simplesmente jogar panfletos pela varanda!!

Todos repararam que o Gavião já falava como o Pássaro de Marketing da empresa... e assim foi.

Hoje na floresta todos conhecem o "Baby Milk, o leite ideal para filhotes"... a empresa se mudou para o térreo daquele tronco, ficando ainda mais próximo do seu público e passou a estudar mais o mercado e focar todas as suas ações, afinal de contas, investir em Marketing Direto NUNCA é caro, pois você fala diretamente com o seu público.

By: João Paulo