Em uma floresta não muito distante daqui, dois bichinhos montaram uma empresa para vender Sbrubles. O Macaquinho com toda a sua astúcia, sempre pronto pro que desse e viesse... O Preguiça, mesmo calmo, era sábio e ponderado... uma dupla que iria longe.
Os dois bichinhos resolveram montar uma empresa, iam vender Sbrubles.
Escolheram a árvore mais alta da floresta, na montanha mais alta da região... uma vista linda, deslumbrante. Eles pensaram em "tudo", como a empresa era muito alta, eles contrataram 1 Tucano e 3 Castores que já viviam naquele tronco... Tuca, Tico, Teco e Toco... preparam um ambiente de trabalho lindo, com nozes liberadas o dia inteiro, sementes de todas as espécies e tudo mais que lhes conviesse.
Passaram-se 7 dias e a calma era maravilhosa, todos ficavam na varanda apreciando a bela vista... que brisa maravilhosa!
Passaram-se 15 dias e a paz era inigualável... quando fechou o 1º mês eles começaram a estranhar que nenhum bichinho ia visitar a empresa atrás de Sbrubles. Começou a confusão, com um colocando a culpa no outro... Afinal, de quem seria a culpa?
- Será culpa do comercial? Esse castorzinho vive na represa tomando banho, enganador, faz de tudo, menos "venda"!
- Será culpa do administrativo? Êta Castor burocrático. Vive na internet... deve passar o dia no Orkut!
- Será culpa da produção? Cambada de imprestável... a gente dá um duro danado e eles acabam com o nosso negócio!!
- Vai ver a culpa é sua, Preguiça, se você trabalhasse pelo menos a metade do que eu trabalho, essa empresa seria um sucesso!
- Ou quem sabe sua, Macaquinho... você pula de galho em galho e só tem olhos para o que está distante... o nosso negócio mesmo, que está aqui - na nossa frente - você não enxerga.
Até que um Gavião que ia plainando bem próximo dali, ao ver a confusão, resolveu pousar e ver o que estava acontecendo.
- O que que tá havendo aqui pessoal, por que esta discução toda?
- O Macaquinho, sempre rápido e ágil, foi logo contando a estória toda: "somos uma empresa totalmente estruturada, com os melhores profissionais do mercado, sempre dando treinamento, condições de trabalho, bons salários e mesmo assim não conseguimos vender Sbrubles. Estamos discutindo o porquê dos bichinhos da floresta não comprarem os nossos produtos".
O Preguiça, com toda a sua sabedoria, deixou claro que para trabalhar ali, os bichinhos tinham passado por um rigoroso recrutamento e não entendia aonde estava o problema, afinal, o Sbrubles deles era o melhor da floresta e de toda a cercania.
O Gavião querendo entender melhor, chegando até mesmo a recear por sua dúvida, quis saber o que era Sbrubles.
- O Teco, que cuidava do administrativo se prontificou a responder: "Sbrubles é um pequeno potinho tetrapack que vem com leite fresco, ideal para filhotinhos. O melhor da região!!"
- Mas "Sbrubles"?? O que significa isso??
- Ah, divagou o Macaquinho, esse era o sobrenome da minha avó por parte de vizinho... quanta saudade dela.
- Mas como vocês querem que os bichinhos da floresta saibam que "Sbrubles" é um potinho de leite ideal para filhotes?
... Silêncio geral
- Uma outra dúvida, o que vocês têm feito para apresentar aos seus clientes este produto?
- Ora, explicou o Castorzinho comercial, nós chegamos na varandinha e "largamos" uns panfletos lá pra baixo...
- E quem recebe estes panfletos?
- Ora, sei lá... o que importa? Nós fazemos propaganda! Ou você acha que os impressos que fazemos são baratos?
- O Gavião se sentou em uma confortável folhinha e com bastante calma lhes explicou: "Pessoal, não basta ser a melhor equipe, não basta ter o melhor produto, como também não basta ter tais considerações baseadas apenas pelo que vocês acham... é preciso ir até aonde o bichinho que quer o seu potinho de leite está.
- Como assim, indagou o Macaquinho?
- Primeiro lugar vamos falar do seu produto... como o seu público vai conseguir abrir um pote tetrapack para beber o leitinho? As patinhas não saberão abrir e acabarão por derrubar o líquido. Por que não usar um potinho protegido com um plástico de simples abertura? Para se rasgar com a própria unha?
- Todos começaram a prestar ainda mais atenção ao Gavião, afinal, ele estava falando coisas muito interessantes.
- Depois vamos pensar nesse nome. Gente, Se quer chamar de Sbrubles, o que eu acho muito complicado, precisamos informar automaticamente do que se trata. Quem sabe: "Sbrubles... um potinho de leite ideal para filhotes"?
- Nossa, ficou legal - disse o Preguiça mais acordado agora.
- E jogar panfletos pela varanda??!?!?! Isso nunca!! Vamos ao encontro do seu público. Vamos às maternidades apresentar às mamães esta idéia, vamos às cavernas dar amostras aos ursinhos, vamos à colina dar amostras ao leãozinho, ao tigrinho, vamos apresentar o produto nas escolas da floresta, vamos ligar para os bichinhos que tiveram filhotes neste ano, enfim... vamos levar o nosso produto aonde o nosso público está! Isso é muito mais barato do que simplesmente jogar panfletos pela varanda!!
Todos repararam que o Gavião já falava como o Pássaro de Marketing da empresa... e assim foi.
Hoje na floresta todos conhecem o "Baby Milk, o leite ideal para filhotes"... a empresa se mudou para o térreo daquele tronco, ficando ainda mais próximo do seu público e passou a estudar mais o mercado e focar todas as suas ações, afinal de contas, investir em Marketing Direto NUNCA é caro, pois você fala diretamente com o seu público.
By: João Paulo