Li na HSM Management deste mês uma matéria muito interessante da Adriana Sales entrevistando o Professor Sílvio Meira, da Universidade Federal de Pernambuco... em sua explicação da origem e das características de um "Inovador", ele dita logo de cara que este deve ter bem determinado seus ídolos, para que seja automaticamente entendido suas aspirações, metas e parâmetros... e diante disso parei para pensar em quem seriam os meus ídolos.
Na realidade a palavra ídolo é muito forte... e por isso sempre a deixei meio que de lado, mas confesso que eu tenho 3 ídolos. E eu ainda vou além... eu dividiria cada um destes 3 ídolos em 3 tipos diferentes. Eu tenho um Ídolo Espiritual, um Ídolo Profissional e um Ídolo por Admiração.
O ídolo espiritual não poderia ser outro senão Jesus Cristo... Religiões a parte, mesmo sendo eu um mix positivo de Católico & Espírita, Ele foi sinistro (com o perdão da palavra). É imporante deixar de lado o lado da religião e levar os relatos ao pé dos acontecimentos... ele não tinha internet, telefone, dinheiro, nada... e mesmo assim ele conquistou o mundo... partiu de um lugar distante, sem recursos e conquistou o mundo. Moveu multidões... ele e mais 12 fizeram o que nenhuma Coca-Cola ou Google jamais cogitará conseguir.
O ídolo profissional não poderia ser outro senão Warren Buffet... ele deve ser seguido mesmo! Não apenas pelos bilhões que conquistou, mas pelo que ensina, pelo que fala e principalmente pelo que faz... no meu MSN sempre flutuam frases ditas por ele... uma das que mais gostou é "Se vc não pode criar nada, ao menos seja alguma coisa"... com certeza ao ler isso a gente pára e reflete por algumas horas. A atual frase do meu MSN eu lí em seu livro (Biografia) "A humildade desarma"... caramba, essa frase é sensacional... vamos fazer um pequeno brain storm sobre isso, algo simples e de imediata constatação... "vc está em seu carro, com um milhão de coisas na cabeça e, sem querer, comete uma barberagem... o outro carro encosta ao lado do seu e começa a lhe metralhar impropérios... vc abaixa o seu vidro e diz com muita simpatia algo como ME DESCULPE AMIGO, EU NÃO LHE VÍ... FOI SEM INTENÇÃO!"
Se diante disso vc não tiver desarmado o cidadão, eu troco meu nome!
E o terceiro ídolo, o da Admiração, não poderia ser outro senão meu Pai. Seriam milhões de exemplos que eu daria aqui para provar que ele é digno da minha e da sua admiração, mas em uma breve síntese, eu diria que ele é uma pessoa que nunca fez questão de nada para sí, mas sempre lutou para poder dar tudo para sua família... uma pessoa incapaz de fazer injustiça com alguém... apaixonado pela natureza e pelos animais... um espírito evoluído.