Logo no início era fácil ver uma empresa 98% virtual, ou seja, 2 "cabeças trabalhando" e uma excelente idéia no "ar", valerem mais do que empresas automotivas de mais de 30 anos de tradição... empresas pontocom com 2 ou 3 meses chegaram a valer mais do que estúdios cinematográficos... e, francamente, sempre soube que isso estava errado e que iria acabar mais cedo ou mais tarde.
Falou-se em "Bolha da Internet"... quem sabe um nome "bonitinho" para dizer que, um grupo de formadores de opinião chegou a conclusão de que aquilo era um absurdo e que tinha "zero" demais naquela estória... ou seja, as empresas passaram a valer o que deveriam valer!
Depois deste passo importante no histórico da vida da formação da WEB, os usuários, tanto físicos quanto jurídicos, passaram a evoluir em seus conceitos de aproveitamento da ferramenta.
Nem estou tão velho assim, mas me lembro muito bem que no início as empresas tinham uma certa reticencia para dar e-mails corporativos para funcionários... preferiam lhes dar um e-mail genérico, funcional... ao invés de ser um e-mail joaodascouves@youngmedia.com.br, ele tinha um e-mail comercial@youngmedia.com.br... ora bolas... o "carinha" então era obrigado a se relacionar com sua "comunidade" através de um outro e-mail, um pessoal... "toma-lhe" estratégia engessada e de mau uso do relacionamento da marca!
Então, voltando a origem do tema da mensagem... todos passaram a chamar a internet de cyber... cibernético... cyber café... será que "cyber" hoje não daria uma impressão meio que espacial, longinqua, distante, a algo que está em todo lugar e a qualquer instante?
Hoje você entre em um shopping e seu celular logo lhe avisa que você está dentro de uma rede WI-FI... ou seja... você já está online! Dia desses cheguei em um consultório e a atendente, com toda educação, me ofereceu a senha do WI-FI, ao me ver ligar o meu notebook... eu lhe disse que não precisava não, pois estava de ZAP... ou seja, eu já estava online.
Então... por que "cyber" se o negócio está aqui, ao nosso lado, no ar que respiramos... o planeta hoje respira internet... quanto aos dois "e's"do cafe... não somos filantrópicos e no mundo da publicidade, tudo começa com uma idéia e um "fee".
Para aqueles que ainda são reticentes, abram os olhos, semana passada passei o comprovante de transferência do salário da minha faxineira pro e-mail dela e ela me respondeu, através do meu scrap, que tinha recebido direitinho.