Visual, Auditivo ou Cinestésico?

Uma ação de marketing bem sucedida deve ser segmentada. Atingir 1.000.000 de pessoas pode ser muito menos proveitoso do que falar com apenas 6. Se estas 1.000.000 de pessoas não interessarem em nada ao produto trabalhado, de nada adiantaria a ação.

Para que esta ação tenha ainda mais peso, é importante que - após a identificação do público-alvo e antes mesmo do planejamento de mídia, se avalie o universo de pessoas divididos em 3 registros. Àqueles com registro predominantemente Visual, registro predominantemente Auditivo e o registro predominantemente Cinestésico.

Para o visual deve-se pensar em uma mídia que será vista, como outdoors, busdoors, impressos, mídia de elevador e etc; para o auditivo deve-se pensar em rádio, carro de som e etc; já para o cinestésico deve-se pensar em ações que possibilitem o "olho-no-olho", o toque, o contato, como ações promocionais em PDV, sampling com interatividade técnica e etc.

Existe um exercício bem legal para identificar se você, por exemplo, é uma pessoa visual, auditiva ou cinestésica. É bem interessante, pois na grande maioria das vezes julgamos erroneamente nosso registro.


Anote ao lado o número da opção que melhor se enquadre no seu perfil, no final assinale-a na tabela e veja a sua predominancia somando os pontos.

A) Quando lhe apresentam a uma pessoa:
1. Para você é suficiente vê-la para saber como é.
2. Precisa falar com ele uns minutos para poder conhecê-lo.
3. Basta lhe dar um aperto de mão para saber com que tipo de pessoa está lidando.

B) Diante de uma entrevista importante de trabalho com alguém que não conhece:
4. Leva preparado tudo o que você vai dizer.
5. Tem visto fotos dessa pessoa ou lendo tudo que ela escreve.
6. O que mais lhe preocupa e se você se sentirá bem ou mal durante a entrevista.

C) Nos seus momentos livres prefere:
7. Ver TV
8. Praticar algum esporte ou se reunir com seus amigos
9. Escutar sua música favorita

D) Diante do seu automóvel:
10. O comprou pelo seu design.
11. Está muito atento aos ruídos do motor ou da suspensão.
12. O que mais lhe importa é que seja cômodo, veloz e silencioso.

E) Quando vai comer em um restaurante:
13. O escolhe em função do sabor e o cheiro de seus pratos.
14. O importante para você é a apresentação, o colorido dos alimentos
15. Não suporta um local cheio de ruídos ou de música no volume alto

F) Diante de seu chefe:
16. Prefere que lhe diga as coisas, não que lhe envie por escrito
17. As instruções são mais claras por escrito
18. O importante é que acha um ambiente de comodidade.

G) Em geral,
19. Gosta de observar os demais
20. Não pode ficar quieto sem se movimentar mais de dez minutos seguidos
21. Fala com você mesmo em voz alta

H) Com um amigo:
22. Se fixa na expressão do seu rosto
23. Se fixa na sua atitude
24. Se fixa no que diz e no tom de sua voz

I) Quando recebe uma carta:
25. Você mesmo a lê, não suporta que a leiam
26. É importante o cheiro e a textura do papel
27. Volta a relê-la na sua mente

J) Em um lugar
31. O ruído não te incomoda para trabalhar
32. Percebe imediatamente o ambiente desse lugar
33. Não suporta os ruídos das crianças, os timbres ou as sirenes.

K) Em um bate-papo
34. As projeções visuais lhe incomodam
35. Precisa ver projeções e esquemas
36. O que importa é a temperatura da sala.

L) Diante de um conhecido:
37. Para saber que ele te escuta é imprescindível que ele esteja te olhando
38. Importa-lhe o tom, o ritmo, o timbre de sua voz.
39. O que importa de verdade são os sentimentos que sente por ele.

M) Vendo a TV:
40. A imagem só serve para enriquecer os diálogos e a música.
41. Chora ou ri segundo o argumento do filme
42. Faz comentários em voz alta

N) É primavera
43. Você nota o canto dos pássaros ao acordar pela manhã
44. O maravilhoso é a mistura de diferentes tons de verde
45. Nota uma sensação interior difícil de explicar com palavras